TRABALHOS     ESTÚDIO     CONTATO

Tupyguá



Marca
Embalagens

Site

Valorizar o mel de abelhas sem ferrão produzido pelos povos Guarani e Tupiniquim.


Tupyguá é uma linha de produtos de abelhas sem ferrão cultivados, beneficiados e comercializados pelos povos Guarani e Tupiniquim que vivem nas terras indígenas de Aracruz, Espírito Santo. O grupo, de aproximadamente 60 famílias de agricultores e criadores de abelhas, se empenha no uso sustentável dos recursos naturais do território e na manutenção de tradições culturais praticadas há muitas gerações pelos povos ancestrais.

Nosso desafio foi revisar marca, embalagens, site e redes sociais, adequando identidade às novas necessidades da marca.








O refinamento da marca trouxe maior consistência para o ritmo tipográfico e aumentou a performance em todas as aplicações, enquanto manteve suas principais características.

Nas embalagens, simplificamos a solução ao levar em consideração a produção gráfica, o manuseio e o custo. Outro objetivo do trabalho era evidenciar o tipo de produto (in natura, maturado, pólen e cera) e a variedade (restinga, capoeira e tabuleiro).

A família tipográfica Silva foi escolhida por seu desenho singular e proporções levemente condensadas, que favorecem a leitura do nome do produto. A tipografia Lipa Agate foi desenvolvida para garantir boa legibilidade mesmo nos menores tamanhos, uma escolha perfeita para  rótulos de medidas pequenas.

O mel Tupyguá é um reflexo da diversidade de flores da Mata Atlântica. Ao não misturar méis de aldeias diferentes é possível oferecer para o consumidor produtos singulares, que representam os principais ecossistemas da terra indígena.

A paleta de cores destaca o laranja e o ouro. Para deixar claro para o consumidor de qual florada cada mel é proveniente, criamos um código de cor inspirado pela vegetação de cada ecossistema.









CLIENTE
Tupyguá

TIPOGRAFIA
Silva Blackletra
Lipa Agate TypeTogether