À procura da Cooperação Sul-Sul no Orçamento Federal
Editorial
*Finalista do Brasil Design Awards 2019*
Monitorar e mensurar os fluxos orçamentários da Cooperação Sul Sul do Brasil.
A iniciativa Observatório Brasil e o Sul (OBS), do Centro de Estudos e Articulação da Cooperação Sul-Sul (São Paulo, Brasil), conta com o apoio da OXFAM e promove a transparência e o debate sobre a atuação brasileira no Sul Global.
Buscando monitorar e mensurar os fluxos orçamentários relacionados à CSS do Brasil, a OBS produziu “À procura da cooperação Sul-Sul no orçamento federal” uma publicação que tem o objetivo de apresentar um mapa claro de quanto o Brasil contribuiu em cada área, por meio da identificação e visualização dos pagamentos realizados pelos diferentes órgãos do Governo Federal.
O minucioso trabalho da equipe do Observatório, que vasculhou os registros do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) para categorizar e mensurar os números brutos, foi representado visualmente pela transformação de dados em informação.
Pequenos retângulos de cores diferentes, misturados e desordenados, transformam-se em áreas de cor organizadas por categoria ao longo da publicação. A mistura de uma família tipográfica contemporânea e precisa (Nitti Grotesk) com uma tipografia serifada e editorial (Mercury Text) reflete a natureza do assunto abordado.
A publicação apresenta um tema denso e complicado, que diagramado de maneira clara e didática favorece seu entendimento pelos mais variados públicos. Atendendo fielmente ao propósito do OBS, que visa promover debate sobre a atuação brasileira no Sul Global a partir da produção de análises que apoiem debates críticos e propositivos.
CLIENTE
Oxfam
Articulação Sul-Sul
Observatório Brasil e o Sul
Oxfam
Articulação Sul-Sul
Observatório Brasil e o Sul
TIPOGRAFIA
Mercury Text Hoefler & Co
Nitti Bold Monday
Mercury Text Hoefler & Co
Nitti Bold Monday